O que saber antes de instalar um sistema fotovoltaico?

Se você quer aderir as vantagens da energia solar colocando um sistema fotovoltaico em sua casa ou comércio mas tem dificuldade para compreender como funciona os equipamentos, quantidades, durabilidade. Veja essa matéria que irá esclarecer várias suas dúvidas!

Vamos esclarecer as dúvidas mais frequentes:

  • A diferença entre módulos de Silício Monocristalino e Policristalino
  • A diferença entre Inversor e Micro-Inversor
  • O que é StringBox e pra que serve?
  • Qual a necessidade de um sistema de monitoramento?

Qual a diferença do módulo monocristalino e módulo Policristalino?

Monocristalino
O módulo Monocristalino é o pioneiro e também o mais eficiente no mercado fotovoltaico.
São produzidos a partir de um único cristal de Silício com alta pureza, isso causa uma cor uniforme no módulo, chegam a ser 22% mais eficientes, duram cerca de 30 anos, funcionamento pode ser mais eficiente em ambiente com pouca luz do que os módulos Policristalinos. Com tudo, por ter esse potencial a sua fabricação é mais cara, isso faz com que os módulos monocristalinos tenham um valor mais alto.

Policristalino
Já o módulo policristalino é produzido com o silício fundido em blocos, isso faz com que forme múltiplos cristais. Módulos policristalino começaram a ser comercializados em 1981.
Sua eficiência é menor ao comparar com módulos monocristalinos, isso faz com que seja mais barato os módulos policristalinos. Tem a mesma durabilidade, cerca de 30 anos.

Diferença entre Micro-Inversor e Inversor?

Inversor Tradicional
*Opera com Alta Voltagem. Entre 175V e 600V
*O sobreamento de um único painel afeta o sistema todo
*Monitora o sistema como um todo
*Painéis ligados em série, se um apresentar falha todos apresentam
*São dimensionados de acordo com a quantidade de painéis
*Os painéis precisam ter a mesma orientação
*O sistema precisa ser planejado para um único MPPT

Micro-inversor
*Opera com Voltagem Normal. Entre 110V e 220V
*O sombreamento afeta apenas o painél em questão
*Cada painél pode ser monitorado individualmente
*Se um painél apresenta falaha, o sistema não é afetado
*Facilidade de adicionar módulos
*Orientação variada entre os módulos
*Cada painél tem seu próprio MPPT

Desvantagens
Está no telhado. Se o micro-inversor apresenta uma falha, é necessário subir no telhado para desconectá-lo de debaixo do painel
Exposição ao Clima. Os micro-inversores ficam expostos ao clima, aumentando assim a possibilidade de falha
Eficiência.Apesar da diferença ser pequena, os micro-inversores não chegam na eficiência de inversores tradicionais
Preço.Os micro-inversores atualmente são mais caros que os tradicionais

Para que serve a STRING BOX?

Instalado entre os módulos fotovoltaicos e o inversor, fica o quadro elétrico conhecido como String box. A finalidade da string box é a proteção do inversor contra surtos elétricos.
Após sair dos módulos solares a energia elétrica passa, através de cabos, pelo disjuntor e em seguida para os fusíveis e por fim chegam ao DPS, só após esse processo que a string box libera a corrente elétrica para o inversor.
A String box deve ser instalada próxima ao inversor, caso ele não esteja perto suficiente dos módulos, há uma distância de 10 metros, será preciso de uma string box extra. Há casos em que a string box já está acoplada dentro do inversor.
Não é adequado aderir ao sistema fotovoltaico sem que haja a instalação da String box, muitas concessionarias colocam como exigência para aprovação do sistema.

Preciso de um sistema de monitoramento?

Sistema de monitoramento é usado para monitorar a energia e a economia gerada em tempo real por meio de uma plataforma online.
Outra vantagem do sistema de monitoramento é a identificação de problemas no sistema, assim, os reparos serão muito mais eficientes e agíeis.
O inversor capta os dados e envia via WI-FI tanto para o site do fabricante do inversor como também para aplicativos de celular.
Em alguns casos o monitoramento já vem vinculado com o Inversor, em outros casos pode-se adquirir o equipamento de monitoramento separado.